Agenda de viagem: programe-se!

Vai viajar para o exterior neste Carnaval? Simulamos como deve ser sua agenda para você se programar com segurança para viagem. Lógico que estes passos valem para qualquer outro dia ou feriado. Basta acompanhar a sequência sugerida e adaptar os prazos (30 dias, 15 dias, 10 dias, 7 dias, 3 dias e 1 dias, respectivamente) a sua data de embarque.

Confira nosso check list e viaje tranquilo.

Levo o passaporte até para os países do Mercosul. 

01/02/2011 – Falta pouco mais de 30 dias para a sua viagem e a essas alturas você já deve ter o passaporte emitido ou estar em vias de conseguir. Ainda não agendou? Agora o único jeito será pedir uma emissão de emergência. Entre em contato com a Polícia Federal mais próxima. O consultor em turismo Henrique Raizler resume os passos para emissão do passaporte e para obtenção do visto americano no MapaMundi (procure na sessão Vai Viajar?). Mesmo quem vai visitar os países do Mercosul, que aceitam a entrada de brasileiros apenas com o documento de identidade civil (RG), deve levar o passaporte. É somente com ele que se conseguirá algumas isenções ou devoluções de impostos. Para saber mais, acesse nosso post Viagem ao Exterior: Como conseguir o valor do imposto de volta?.

Faça cópia dos documentos de viagem.

18/02/2011 – Nesses 15 dias que antecedem o embarque, organize os documentos para a viagem. É fundamental que você faça cópia colorida do passaporte. Pode ser integral ou, ao menos, da página com foto e da página com visto. As passagens aéreas, de trem, a apólice do seguro de saúde, os cartões de crédito e a carteira de motorista (no caso de aluguel de carro) também merecem uma cópia simples, preto e branco mesmo, que devem ficar guardadas em local diferente dos originais (cópias na mala despachada e originais na bagagem de mão, por exemplo). Para os mais descolados, todas essas cópias podem ser scaneadas e guardadas em um servidor online, como uma conta de e-mail ou compartilhador de arquivos. Deixe a senha de acesso com um amigo ou familiar aqui no Brasil. Se optar apenas pelas cópias xerox, faça um “kit” a mais e deixe igualmente com esta pessoa.

Informe a administradora do cartão de crédito.

23/02/2011 – Não deixe passar um prazo menor que 10 dias antes da data de embarque para conferir com seu banco as autorizações de saque no exterior, limites do cartão de crédito e liberação de uso do mesmo para compras fora do Brasil sem que haja bloqueio por “fugir do seu perfil de usuário”. Fale com o gerente da conta, informe-se sobre a rede conveniada de saque no país ou países para onde vai. Ligue para a administradora do(s) seu(s) cartão(ões) de crédito e avise o período em que estará no exterior. Leve anotado o número para o qual você deverá ligar caso ocorra qualquer problema com o seu cartão. Para saber qual a melhor forma de comprar no exterior, leia o post Viajar com dolar, cartão de saque, cartão de crédito ou travel check?. Confirme também se não há contas suas que vencerão no período da sua viagem e programe o débito automático delas ou deixe alguém responsável por receber estas faturas e efetuar o pagamento.

Habilite o roaming internacional.

25/02/2011 – Uma semana antes, confirme todas as reservar e imprima todos os comprovantes de hotel, veículo, passeios e excursões. Faça 3 cópias de cada. Deixe uma à mão (que será a via efetivamente usada nos check-in), outra numa pasta dentro da sua mala e a terceira cópia com alguém da sua família, trabalho ou amigo, para que seja possível localizá-lo se necessário. Para facilitar, destaque com caneta marca-texto as datas onde você estará em cada país e em que hotel ou albergue ficará hospedado. É neste período que você deve também ligar para sua operadora de telefonia móvel e habilitar o roaming internacional. Mas muito cuidado com o valor das tarifas e do pacote internacional de dados. Confirme os preços e defina a melhor estratégia. Recentemente, um amigo retornou da Europa sem gastar um centavo em ligações. E olha que deixou a filha de 2 anos no Brasil e fazia contato pelo menos 2 vezes ao dia. Como? Levou seu smartfone configurado com o Skype e somente “liberava” o acesso da internet nos locais com wifi gratuito (restaurantes, lobby de hotéis, cafeterias).

Leve seus medicamentos lacrados.

01/03/2011 – 3 dias antes, passe numa farmácia e compre todos os medicamentos que você costuma usar. Leve em caixas lacradas (novas). Remédios para dor de cabeça, dor muscular e enjôo são essenciais. Leve também um antitérmico, um antiinflamatório e um antibiótico de amplo espectro, como azitromicina, por exemplo. O ideal é levar junto as receitas médicas, em especial dos remédios de uso específico. Para os mais sensíveis, um protetor labial pode evitar o ressecamento da pele com a troca de clima. Para quem mora sozinho, esta é a hora de deixar uma cópia das chaves de casa com alguém, caso haja qualquer imprevisto.



Evite o extravio de suas bagagens.

03/02/2011 – No dia anterior, prepare as etiquetas de bagagem e informe-se sobre as medidas preventivas para evitar extravios. O melhor post que já li sobre o assunto é o Malas: não deixe que elas atrapalhem a sua viagem!, da Marcela Savonitti, que ainda promete uma continuação ainda mais interessante. Confira! Informe-se não só sobre seu destino de viagem, mas também sobre seus direitos como turista e  o que fazer em caso de problemas. Leia os posts Você pode tirar férias de tudo, menos de seus direitos como turista e O que fazer se seu vôo atrasar?. Se ainda sobrar tempo, continue nos pots Contribuição Bureau nos Hotéis tem pagamento facultativo e não pode ser debitado automaticamente da conta e Sem água quente no hotel: Hóspede tem direito ao reembolso da diária.

A ANAC tem um guia específico sobre os Documentos para Embarque, que você pode acessar clicando aqui.

E Boa Viagem!

Por Fernanda Guimarães
5 respostas
  1. FERNANDA GUIMARÃES
    FERNANDA GUIMARÃES says:

    Valer mesmo, não vale. Mas vai ser muito útil para vc obter a segunda via junto a embaixada/consulado brasileiro. Em casos de emergência, a cópia colorida do visto pode autorizar sua saída do país sem necessidade de aguardar que ele seja refeito. Se perder o passaporte, conseguir uma autorização de viagem para continuidade das férias será muito mais fácil tendo essas cópias.

    Responder
  2. Anônimo
    Anônimo says:

    Ouvi dizer que existe uma ficha que devemos preencher no aeroporto para dizer que o que tem dentro da nossa mala vale mais do que o valor que pagam em caso de extravio. Isso é verdade?

    Responder
  3. Marcela Savonitti
    Marcela Savonitti says:

    Caro leitor,

    Existe sim um formulário a ser preenchido relatando o conteúdo da sua mala no momento do check-in. Hoje ainda postarei a segunda parte do texto sobre malas, em que será enfrentada essa questão.

    Abraço,

    Marcela Savonitti.

    Responder
  4. Samuel
    Samuel says:

    Bom dia a todos!
    Muito bacana o blog Fernada. Geralmente tenho sanado minhas dúvidas aqui.
    Só que agora estou com uma dúvida muito grande e não sei como agir, se fosse possivel uma orientação …Maravila!

    A situação é a seguinte:

    Eu estava com uma viagem marcada para Europa, só que um mes antes do embraque minha mãe teve um problema de saúde e acabei cancelando a viagem… Até aqui tudo bem, como comprei por uma agencia de viagem toda a negociação de reenbolso ficou por conta deles. E por fim pediram até três meses para que fosse devolvido o dinheiro. Só que esses três meses já se passaram, e não tenho nem se quer uma data para receber o dinheiro. Enfim, devo contatar direto um advogado? E que leis me amparam nesse caso? …Mais uma vez obrigado, e estareri sempre divulgando o blog de voces pela ajuda que tem prestado a todos nós.

    Samuel Rando

    samuelrando@uol.com.br

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *