Telemarketing às 2 da madrugada?

Hoje às 02:44 da madrugada fui acordada com um “torpedo” em nome do Banco Santander S/A. A mesma mensagem, assinada por um tal de Sérgio Schulze, já havia sido enviada às 19:10 e às 23:09 do dia anterior e depois às 11:38 da manhã de hoje. Se eu estou irritada? Lógico! Eu e milhares de consumidores que foram a favor da “lei do bloqueio de telemarketing”, perderam tempo cadastrando-se no sistema e agora continuam recebendo ligações e mensagens incovenientes. O número do meu telefone celular para o qual foi feito o contato está cadastrado na “lista de bloqueados” desde abril de 2010, sendo evidente que as mensagens que recebi ontem e hoje estão descumprindo a lei.

O teor da mensagem, sem maíusculas, sem acento e com os exatos erros de grafia:

“convidamos voce para o evento de conciliação do santander 07/02 no end. av. alberto bins, 514 – centro -poa. descontos excelentes. sergio schulze” 
(enviada do telefone 47 9102.1022) 
Venda de algum produto ou serviço? Provavelmente, já que não tenho qualquer débito para “conciliar” junto ao Santander. A hipótese de ser referente a algum parente, familiar ou mesmo cliente do meu escritório é igualmente nula, já que, além deste número de celular não ser divulgado, continuaria sendo ilegal o contato, uma vez que não autorizado. Bom, e apenas para completar a informação, mesmo que fosse uma ligação de cobrança de um débito existente e do proprietário do telefone, o inconveniente de ser de madruga por si só justificaria um pedido de indenização.

Para quem não quer mais receber ligações com atendentes emocionados oferecendo cartões de banco ou um novo plano de telefonia, já é possível cadastrar até 3 números de telefones (por CPF) no sistema de bloqueio de telemarketing. Esse cadastro é oferecido no site do Procon de alguns estados brasileiros e precisa ser preenchido pelo consumidor que quiser evitar esse tipo de ligações, que podem ter que fornecer alguns dados pessoais para obtenção de um login.

Como se cadastrar?

Escolha seu estado de residência e faça o cadastro no sistema de bloqueio de telemarketing:




Paraná




Alagoas

Infelizmente, os estados que não estão na lista acima, como o Rio de Janeiro, não têm o serviço de bloqueio. Alguns outros estados, como o Distrito Federal e Pernambuco, já tem a lei aprovada, mas ainda não está efetivamente funcionando o cadastro.
A inscrição da linha no cadastro bloqueia todas as chamadas de telemarketing? Não. A linha ainda poderá receber chamadas de entidades filantrópicas que solicitam doações e das empresas que o consumidor autorizar.
E se eu quiser o contato de alguma empresa específica? O consumidor que desejar receber ligações de uma ou mais empresas deverá fazê-lo por escrito. Somente com essa autorização assinada pelo consumidor a empresa poderá ligar para um número bloqueado. Este documento deve ficar de posse do fornecedor. Segue modelo gerado automaticamente pelo site do PROCON RS:

Para receber ligações de uma empresa após o bloqueio do telefone, é preciso autorizar por escrito.

 Se uma empresa quiser me obrigar a assinar a autorização para me vender um produto ou serviço, o que devo fazer? Nenhum consumidor pode ser obrigado a assinar uma autorização. Se isso ocorrer, deverá comunicar o fato a um órgão de defesa do consumidor, já que é uma prática abusiva. Por isso, atenção na hora de assinar um contrato de serviço.

Quanto tempo após o cadastro da linha as empresas devem deixar de ligar? Após o 30º (trigésimo) dia da inscrição de uma linha no cadastro, as empresas estarão terminantemente proibidas de ligar. Ou seja, elas têm 30 dias para atualizar suas listas de telefones de contato.
As empresas de outros Estados também ficam proibidas de efetuar ligações? Sim. As empresas de outros estados devem consultar o cadastro antes de iniciar ligações aos consumidores residentes nos estados onde há o sistema de bloqueio funcionado.
As empresas de cobrança também estão proibidas de ligar para o número cadastrado? Não. O cadastro serve para bloquear as ofertas de produtos e serviços. As atividades das empresas de cobrança estão reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor, que proíbe ligações para o trabalho, casa de parentes e/ou vizinhos informando que o motivo da ligação é a cobrança de dívidas. Além disso, mesmo que as ligações sejam relaizadas somente para o devedor, estas não podem ocorrer em horários inconvenientes, como madrugada, feriado ou domingo.
O que acontece com a empresa que desrespeitar o cadastro? As empresas que não respeitarem a vontade do consumidor ficam sujeitas a multas de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Mas, para isso, é preciso que o consumidor faça a denúncia, informando a data do contato, a empresa que desrespeitou o bloqueio e, ainda, o horário e o nome do atendente. Esta reclamação pode ser feita pelo mesmo site do PROCON onde foi concluído o cadastro.
Fonte parcial: PROCON-RS (Perguntas e Respostas)
Por Fernanda Guimarães

Informação adicionada no dia 03/02/2011 às 16:52:

Complementando o post já publicado, o Diário de Consumo localizou, através do Google, o tal “sergio schulze” que assina todos os 5 torpedos recebidos. Trata-se de um escritório de cobrança com matriz em Joinville (por isso o prefixo 47) e filial em Porto Alegre (por isso o endereço do evento na Av. Alberto Bins). Durante esta tarde, conversamos com algumas pessoas que representam este escritório, entre elas o Sr. Jonas e o Sr. Antônio Freitas, que desculparam-se muito, confessando ter ocorrido “um grande equívoco”. Fui informada de que a pessoa que teria supostamente cadastrado o meu telefone não trabalha mais na empresa e que, por isso, não será possível descobrir como meu número foi parar na lista das vítimas desses SMSs. Às 15:45, recebi novamente o mesma mensagem de texto. Em novo contato do escritório Sergio Schulze, às 16:50, a empresa garantiu que meu número foi excluído do sistema de envio de SMSs deles. Assim, foi possível confirmar não só a origem dos contatos indevidos, como a existência real do tal “evento de conciliação”, o que me faz presumir que outras pessoas foram (e talvez continuarão sendo) “gentilmente convidadas”.

O retorno positivo da Sérgio Schulze, a princípio, deve resolver o meu problema pessoal. Mas pode não ser a solução dos inconvenientes torpedos para os demais “cadastrados no sistema”. É importante ressaltar que, independentemente de estar ou não realmente devendo para o Santander, ninguém deve aceitar ser importunado com ligações de ofertas ou cobranças durante a madrugada. Faremos na segunda-feira um novo post com mais informações sobre a proibição do envio de SMSs.

Por Fernanda Guimarães

13 respostas
  1. Gabriela Maslinkiewcz
    Gabriela Maslinkiewcz says:

    Não. Pela lei do bloqueio de telemarketing, ficam proibidas não somente as ligações e mensagens de voz gravadas na caixa postal, como também todas as mensagens de texto (ou SMS), que não podem ser enviadas aos usuários de celular sem expressa autorização. E isso incluiu as ofertas da própria operadora de telefonia.

    Abraço,
    Gabriela Maslinkiewcz

    Responder
  2. Daniel Patriota
    Daniel Patriota says:

    Boa tarde.

    Como nunca postei antes, queria aproveitar a oportunidade para agradecer e parabenizar a iniciativa bastante louvável de criar esse ambiente para informar a nós, consumidores, dos nossos direitos.

    Sobre o SMS recebido, sem querer isentar a possível responsabilidade do Banco Santander, mas é também possível que, dada a quantidade de erros de grafia e gramaticais, seja uma dessas mensagens enviadas por criminosos, que "premiam" os usuários com casas e/ou dinheiro.

    Eu mesmo já recebi várias (acho que o número já chegou a 10) do "SBT" e da "Globo", com o aviso de que fui premiado depois de ter feito uma "recarga premiada", mesmo meu celular sendo pós-pago e, portanto, sem necessidade de recarga de crédito.

    Então, fica o alerta para tomarem cuidado com essas mensagens também indevidas.

    Um abraço.

    Responder
  3. Emerson
    Emerson says:

    Prezados Senhores, minha mãe tem sofrido com telefones de cobrança nos finais de semana, feriados, qualquer horário. Ela tem 81 anos e não consegue ficar sem atender o telefone, pq tenho uma irmã que estah doente e nunca se sabe quando a liigação pode ser importante. Eh muito falta de respeito com uma pessoa de idade que não está se negando a pagar mas pq não tem o dinheiro não pq não quer. O que podemos fazer? por favor nos ajude. Emerson Alves

    Responder
  4. Anônimo
    Anônimo says:

    Fernanda, Escutei o seu comentário no Elas e Lucros e entrei aqui para conhecer. Muito bom! Agradeço em nome dos consumidores sortudos que sabem este endereço milagroso. Não consigo parar de ler. Parabéns. Silvania (mandei email com meu caso de ligação indevida).

    Responder
  5. Graciliano Zambonin
    Graciliano Zambonin says:

    Querida Fernanda! Muito obrigado por essas informações importantes q vc passa no blog!!
    utilizei a do bloqueio de Telemarketing!
    cadastrei seu blog no meu Reader!!
    ótimo, ótimo!! sucesso pra ti!! bj

    Responder
  6. Anônimo
    Anônimo says:

    SANTA IGNORÂNCIA, VC DEVE TRABALHAR NA EMPRESA SERGIO SCHULZE PARA EMITIR TAL COMENTÁRIO, MESMO NA COBRANÇA, ENCONTRAMOS LIMITES, VERIFIQUE AS LIMITAÇÕES LEGAIS DO ARTIGO 42 E SEGUINTES DO CDC E ATUALIZE AS SUAS FERRAMENTAS DE COBRANÇA.

    Responder
  7. FERNANDA GUIMARÃES
    FERNANDA GUIMARÃES says:

    Pessoal,

    Para esclarecimento, nao há qualquer divida com o Santander em meu nome. Trata-se de pura desorganização do sistema de cobrança deles e do Escritorio terceirizado.

    Inclusive, ja recebi pedido de desculpas formais de ambos.

    Abraco,

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *